top of page

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongados do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndrome amnésica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.

Pode-se dizer que a obesidade é o resultado de um desequilíbrio entre a ingestão de alimentos e o gasto de energia desse corpo. A obesidade é considerada uma doença crônica, que provoca outras, tais como: hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, sobrecarga das articulações, arteriosclerose (entupimento de vasos).

O critério utilizado para definir o nível adequado de peso de uma pessoa, criança ou adulto, baseia-se na relação entre peso e altura, denominada Índice de Massa Corpórea (IMC). De acordo com as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a porcentagem de gordura corporal "normal" deve estar entre 15 e 18% para os homens e entre 20 e 25% para mulheres.

É considerado "obeso", percentual superior a 25% nos homens e 30% nas mulheres. Os casos de "obesidade mórbida" encontram-se acima de 40%. Causas da obesidade:

A causa da obesidade é multifatorial: biológicos (descontrole hormonal), familiares (hábitos, costumes...) psicológicos (ansiedade, depressão...), ambientais e sociais.

bottom of page